Escolas de Itapura em Miguel Calmon realizam projeto; “Itapura, o entrelace do passado e presente”

Publicado em 02/10/2017 às 09:11h


Itapura Celebra a sua história

Aconteceu no dia 29 de Setembro, sexta feira, no distrito de Itapura, a Culminância do Projeto “Itapura, o entrelace do passado e presente”, o mesmo foi promovido pelas escolas do Núcleo V, Tibúrcio José Marques, Amélio Marcelino de Miranda e Creche Odília de Oliveira Matos .
Este projeto teve por objetivo trazer um resgate cultural e histórico das origens da comunidade Mucambo dos negros , ou Itapura, traçando um conhecer do Passado e o presente que são as crianças itapurenses.

A escrita do Projeto “ Itapura o entrelace do passado e presente” , surgiu da necessidade de trabalhamos as origens da nossa comunidade , que são desconhecidas por esta nova geração , oportunizando as nossas crianças a conhecerem cantigas de roda, lendas provérbios e histórias das pessoas mais antigas, além de trazer à luz a importância dos negros mucambeiros para a construção da nossa sociedade , elevando a nossa comunidade ao titulo de remanescente quilombola.
Além do mais é preciso trazer mais à tona, um currículo contextualizado para nossas escolas, onde a cultura dos alunos seja mais valorizada. Vanessa Lopes Neres, coordenadora Pedagógica e idealizadora do Projeto.
Apresentaram-se neste dia, alunos e professoras das escolas citadas, Marcia Menezes, Edileuza Souza , Maria das Dores e Vanubia Oliveira, além dos monitores do Novo Mais Educação Teiciane Bonfim, Paulo Raimendo, Iasmin Menezes e Natiele. Tambem se apresentou no evento a orientadora do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos ( SCFV) , Ariane Macedo, que prestou uma linda homenagem aos professores itapurenses.
Estiveram no evento, pais, alunos e antigos professores, com o único intuito, celebrar Itapura Mucambo, este projeto que com certeza, pelo sucesso que foi se repetira nos próximos anos, se tornando institucional, ou seja, base de referencia para trabalhos futuros, para homenagear a nossa comunidade – Direção Marta Macedo e Jussara Araújo.


So temos que agradecer a Deus pelo brilho que foi apresentado este projeto, tendo a participação de todos que fazem parte da nossa escola, trazendo belas apresentações, fotos de pessoas especiais e objetos que fazem parte das antigas tradições de Itapura.
Jean Ferreira, Joseni Nunes e Maria do Carmo, equipe de apoio do projeto.

Fotos: Enviadas via whatsapp pela escola. Texto direçao da escola.

 

 

 

Publicidade

Topo